Valores Fora do Eixo

terça-feira, 14 de abril de 2009

[2009] Biblioteca pública digital com tecnologia de softwer livre está a ponto de ser fechada!

A biblioteca ameaçada


Biblioteca digital "Domínio Público", desenvolvida em softwere livre pelo governo federal está a ponto de ser fechada por falta de acessos. Vários blog´s como o Sopa a Sopa e Zevaldo Souza, sites como o Biblio turma e até o jornal Diário da Serra, do município de Tangará da Serra (MT), noticiaram a "novidade".

Imaginem uma biblioteca pública que disponibiliza obras completas de grandes autores gratuitamente ser fechada por falta de utilização. Significa que nem mesmo as instituições educacionais públicas ou privadas, utilizam a ferramenta. E o irônico é que o próprio governo que criou o site, não desenvolveu nenhuma política de ocupação do mesmo. Por outro lado, a sociedade civil também está esperando que o poder público a "pegue pela mão" e mostre como usar, não aproveitando o "privilégio" de não precisar pagar por livros e demais instrumentos necessários para a formação individual. Ou seja, um grande erro da população.

Podemos diagnosticar ainda a falta de coletivos independentes (que usam muito bem a net) do segmento da literatura e educação que certamente encontraria no "Domínio Público" uma excelente estratégia de ocupação e desenvolvimento dos seus trabalhos.
É uma pena saber que mesmo numa era em que a internet é tida como a grande "solução" e alternativa à integração e acesso a informações variadas conectadas com o mundo todo, estamos prestes a perder um site com um acervo riquíssimo e de domínio público.

Se alguém tiver um projeto bacana de ocupação do site, envie para cubodiscos@gmail.com que moveremos juntos à cuboteca essa empreitada.

2 comentários:

luxo interior disse...

poderia o proprio governo usar para disponibilizar o fabuloso acervo de musica brasileira? literatura por computador ainda nao pegou, acho eu! Parabens ao cubo discos! sempre interessante.

andersonvom disse...

Olá amigos,

Sinto informar, mas esta notícia é falsa. O que acontece é que as pessoas repassam o email sem investigar seu conteúdo. Uma pena.

Mais detalhes: http://aposasopa.com/2009/02/10/hoax-dominio-publico-vai-fechar/

Outra coisa, o nome do blog é "Apos a Sopa" :D