Valores Fora do Eixo

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cubo Discos abraça o "Invente sua Moda na escola"



Foto por Vítor Torres
Colégio Estadual "Jaiminho" - VG

Já deu em todos os jornais, blog´s, flog´s, tv´s, zines e em qualquer veículo de comunicação que se preze, o início do Calango na Escola. E neste ano, com a novidade do Ponto Calango, projeto este que buscou garantir infra-estrutura permanente para a continuidade dos projetos em pelo menos 20 escolas de Hell City.

Diante desse grande feito (e grande em todos os sentidos), o setor de distribuição do cubo não poderia ficar de fora vendo o movimento andar. Tratou logo de encampar junto às griffs alternativas (pretensas e postas) o "Invente a sua moda", oficina de moda alternativa nas escolas, parte do programa "Inventando Moda no Calango" dos artistas plásticos e modeiros de Cuiabá.

O plano é juntar tudo o que é roupa engavetada, se suprir de diversos tipos de acessórios (baratinhos) e induzir a criação. Tá feito. Com isso, além de garantir uma roupa própria e autoral, ainda consegue viabilizar um dos elementos básicos da sobrevivência que é a vestimenta.

O vagão acabou de ser estacionado na nossa CASA após o turno de 04 dias, em 04 escolas públicas da Cidade do Inferno. E o resultado? cada dia uma surpresa diferente. No primeiro dia, ainda a sensação de expectativa, o pensamento de "Será que vai dar tudo certo"? e uma certa insegurança dos ministrantes. Por fim, resultados menos qualificados, nos dando a certeza de que algo deveria ser mudado na metodologia.

No segundo e terceiro dias, já mais seguros, resultados surpreendentes: roupas bem pensadas e executadas com carinho. Certamente dessas que você encontraria numa loja "normal" e compraria. No quarto, uma criação a mais pensada pelos próprios alunos: depois da confecção, por que não um desfile? E dá-lhe. Cada artista vestiu sua obra e se apresentou no pátio do colégio com direito a trilha bonguística e eleição popular para a conquista de uma vaga no Festival Calango para participar de tudinho de graça. Mal dá pra esperar chegar o quinto, na cidade do Inferno.

Para a organização e mapeamento desses resultados, criamos o check-list cubo card com o valor das criações escolares que certamente serão expostas no grande Festival das Artes Integradas. Gerando em 04 escolas o montante de Cc$ 202,00 cubo cards, já dá pra imaginar o quanto essa soma vai aumentar, com todas as ações. Grande Calango!

Para acessar, clique aqui: *Check-list cubo card - Invente a sua Moda na escola 2008

Nenhum comentário: